O que é a "Super terça-feira" nos Estados Unidos?

Antes do dia das eleições presidencias este é o dia decisivo tanto para os Republicanos como para os Democratas.

Jorge Almeida - RTP /
Erik S. Lesser, EPA

Foi criada nos anos oitenta e deram-lhe o nome de “Super terça-feira” por irem a votos catorze Estados e territórios norte-americanos.

Nas primárias desta terça-feira, dia 1 de Março, vão ser atribuídos 1017 delegados Democratas e 661 delegados Republicanos,  o que poderá definir quais são os candidatos à Casa Branca dos dois partidos.

Os Estados do Alabama, Arkansas, Colorado, Geórgia, Massachusetts, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont e Virgínia, são os Estados que vão às urnas tanto do partido Republicano como do partido Democrata.
Curiosamente o dia das eleições presidenciais nos Estados Unidos também será uma terça-feira, a 8 de Novembro de 2016.
No mesmo dia são realizadas também as primárias dos Republicanos nos “caucus” (assembleia locais de eleitores) no Alaska e no Wyoming enquanto os Democratas vão igualmente a votos no território de Samoa Americana.

Cinco candidatos Republicanos
A oito meses do dia das eleições presidências, são cinco os candidatos do partido Republicano que vão disputar a super terça-feira. São eles: Ted Cruz, Marco Rubio, Donald Trump, Ben Carson e John Kasich.


O bilionário nova-iorquino, Donald Trump, já conseguiu três vitórias em New Hampshire, Carolina do Sul e Nevada. Até ao momento conta com o maior número de delegados (82) para a Convenção Republicana marcada para Julho em Cleveland no Ohio. A única derrota de Trump registou-se no “caucus” do Iowa a 1 de Fevereiro quando perdeu para Ted Cruz.

São necessários pelo menos 1237 dos 2472 delegados Republicanos para garantir a nomeação para candidato presidencial.

Os Democratas já só contam com dois candidatos

Do lado dos Democratas, apenas dois candidatos estão na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton e o senador independente de Vermont, Bernie Sanders. Das quatro votações realizadas, a ex-primeira dama conquistou três nos Estados do Iowa, Nevada e Carolina do Sul. O seu opositor, Bernie Sanders, só venceu no Estado de New Hampshire.


Para a Convenção do partido Democrata agendada para Julho na Filadélfia (Pensilvânia), Hillary tem até à data, 497 delegados enquanto Sanders conta com apenas 69, segundo uma contagem da estação televisiva CNN. Para garantir a indigitação, são precisos 2383 dos 4765 delegados Democratas.

No passado Sábado tiveram lugar as primárias dos Democratas no Estado da Carolina do Sul, onde a candidata Hillary Clinton arrasou Bernie Sanders. Obteve 73,5 por centos dos votos contra 26% de Bernie Sanders.
Tópicos
PUB