O que uma bomba nuclear poderia provocar

A pergunta impõe-se quando surgem notícias sobre testes nucleares como aquele hoje anunciado pela Coreia do Norte. A resposta não é fácil. No entanto, um historiador nuclear, Alex Wellerstein, criou um modelo que permite ter uma ideia do que significaria a detonação de uma bomba de hidrogénio.

RTP /
Imagem de uma explosão num teste nuclear em Abril de 1954, numa foto do U.S. Defense Depatment U.S. Defense Department

Alex Wellerstein, professor assistente para os Estudos de Ciência e Tecnologia do Stevens Institute of Tecnology, em New Jersey, EUA, criou esta “aplicação” que permite analisar o que aconteceria se houvesse uma detonação em qualquer zona do globo.

O Nukemap permite conhecer por exemplo quais os efeitos provocados por bombas nucleares como a de Hiroshima ou Nagasaki. Tem outras predefinições históricas disponíveis, como os testes nucleares realizados pela Coreia do Norte no passado.

Foi esse o teste que realizámos, usando como predefinição o teste feito pelos norte-coreanos em 2013. Um teste que, recorde-se, se refere a uma potência de detonação muito abaixo da de uma verdadeira bomba H.

Imaginando que a detonação acontecia na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, este seria o impacto estimado deste teste nuclear.





No círculo verde, estima-se que, sem tratamento médico, haveria uma taxa de mortalidade entre 50 e 90 por cento. No círculo laranja, o raio de radiação térmica, seriam registadas queimaduras de terceiro grau. No raio mais alargado poderia registar-se o colapso de muitos edifícios.
PUB