Obama vai estar nos próximos dias na Rússia

O presidente norte-americano chega esta segunda-feira à Rússia para uma cimeira que promete testar a capacidade negocial de Barack Obama. Fonte oficial adiantou à agência de notícias Reuters a existência de um princípio de acordo sobre a redução do arsenal nuclear mas há outros temas que mantêm a tensão entre os dois países.

RTP /
Obama terá encontros com Medvedev e Putin mas também com a oposição russa e com o antigo líder Mikhail Gorbachev Sergei Ilnitsky, EPA

O plano anti-míssel norte-americano para a Europa e o alargamento da Nato são temas que provocam desconforto no Kremlin.

Por outro lado, o envio de tropas russas para a Geórgia, um aliado dos EUA, originou forte condenação norte-americana.

Será neste tabuleiro que Obama terá que se movimentar quando chegar esta segunda-feira à Rússia.

Acordo nuclear

Durante a cimeira Barack Obama e Dimitry Medvedev devem anunciar um acordo relacionado com a redução de armamento nuclear dos dois países.

Fonte oficial norte-americana adiantou à agência Reuters a existência de um princípio de acordo que deverá ser firmado com a assinatura dos dois presidentes.

Nos próximos dois dias Obama deverá ainda garantir a autorização para a passagem de armas da Nato para o Afeganistão através da Rússia.

Na agenda está também a criação de uma comissão governamental conjunta para o desenvolvimento das relações entre os dois países.

PUB