Obiang compromete-se com estatutos e princípios da comunidade

por Lusa

Díli, 23 jul (Lusa) - O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, assumiu hoje, em Díli, o compromisso de "defender os estatutos" da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e "atuar conforme os seus princípios e objetivos".

"Como novo Estado membro, a Guiné Equatorial assumirá plenamente o compromisso de defender os estatutos da comunidade, atuar conforme os seus princípios e objetivos e compartilhar solidariamente a experiência comum, a fim de incrementar o aporte da nossa comunidade a um mundo mais pacífico, solidário, interdependente e complementar", declarou Obiang perante os chefes de Estado e de Governo dos restantes oito países da CPLP, numa intervenção em português, a que a Lusa teve acesso.

No discurso feito na X conferência da CPLP e distribuído às restantes delegações, o Presidente da Guiné Equatorial acrescentou ainda que o país "espera dos Estados membros e observadores todo o apoio de que necessite para que esta integração seja eficaz e produza resultados positivos para todos".

A X cimeira da CPLP decorreu hoje em Díli, Timor-Leste e ficou marcada pela adesão formal da Guiné Equatorial como membro de pleno direito da organização.

Integram agora a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Tópicos
pub