OLÍMPICOS - CRÓNICA DE BASTIDORES "15 minutos de liberdade"

por João Miguel Nunes - RTP
RTP

O título mais adequado para este texto deveria ser: "15 minutos para ir buscar uma refeição". A verdade é que a hipótese de sair do hotel, para comprar comida e bebida, é também o "bilhete" para sentir que somos livres (nem que seja por um ínfimo período de tempo).

Tóquio está já a ensinar-me uma lição: valorizar o que é simples. Em Portugal, andar pela rua é algo banal e normal, mesmo com muitas restrições. Aqui, é algo precioso. Só colocado perante estas regras de um confinamento forçado é que entendo que o que parece garantido nem sempre está. Ganhar essa consciência é o primeiro ensinamento destes Jogos.

Os 15 minutos em que podemos sair do hotel são a janela de oportunidade para conseguir comprar alimentos. Mas são fulcrais para algo tão ou mais importante do que garantir uma refeição: respirar ar puro, sentir o vento (mesmo que ele seja quente), observar o ritmo da cidade (mesmo que seja só em 50 metros).

Agora, com a vossa autorização, vou ter de sair para escolher o meu jantar. Ah e claro: para usufruir dos preciosos 15 minutos da liberdade que mais aprendi a estimar na vida. O segurança do hotel já fez sinal. O tempo está a contar!
Tópicos
pub