ONU divulga lista de músicas para assinalar o Dia Internacional da Felicidade
As Nações Unidas divulgaram hoje um conjunto de músicas que respondem à pergunta sobre como soa a felicidade, para assinalar o Dia Internacional da Felicidade.
A lista, elaborada com base na sugestão de cidadãos e de várias celebridades, que pode ser ouvida gratuitamente na Internet, inclui temas de cantores como James Brown, Coldplay, Pau Casals, Louis Armstrong, Bob Marley, Michael Jackson ou Pharrel Williams.
Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o objetivo da iniciativa é utilizar a "linguagem universal da música para manifestar solidariedade para com milhões de pessoas que sofrem no mundo".
"Alcançar a felicidade é algo muito sério", sublinhou Ban Ki-Moon na mensagem divulgada por ocasião do Dia Internacional da Felicidade, que se celebra hoje pela terceira vez desde 28 junho de 2012, quando foi estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU.
"Paz, prosperidade e vidas dignas para todos é o que procuramos. Queremos que todos os homens, mulheres e crianças usufruam dos direitos humanos e que todos os países conheçam a paz", acrescentou o secretário-geral da ONU.
Este ano, o Dia Internacional da Felicidade fica marcado por guerras que provocaram números recorde de refugiados e deslocados internos.
Apesar de a felicidade ser muito complicada de quantificar, há zonas no mundo onde a população vive com maior satisfação do que outras, e à frente de todas está a América Latina.
Segundo um estudo divulgado esta semana pela consultora norte-americana Gallup de pesquisa de mercado, os dez países com mais emoções positivas encontram-se na América Latina.
A lista é liderada pelo Paraguai, seguido da Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Venezuela, Costa Rica, El Salvador e Nicarágua.
No extremo oposto da lista estão o Sudão, Tunísia, Bangladesh, Sérvia e Turquia.