"Operação especial". Escolas russas vão dar aulas sobre invasão da Ucrânia

No próximo ano letivo, com início em setembro, os estabelecimentos escolares da Rússia vão administrar aulas dedicadas aos objetivos da "operação militar especial" na Ucrânia, termo cunhado pelo Kremlin para descrever a invasão do país vizinho. O anúncio partiu do ministro russo da Educação, Serguei Kravtsov.

RTP /
As escolas russas vão ter aulas sobre a ofensiva na Ucrânia Louiza Vradi - Reuters

"Realizámos este trabalho e intensificámo-lo desde o início da operação especial porque uma tempestade de desinformação, absolutamente inacreditável, caiu sobre as crianças, notícias falsas sobre nosso país", argumentou Serguei Kravtsov, durante uma reunião por vídeoconferência com o presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo o ministro russo da Educação, "já foram realizadas aulas de Ciências Sociais e História sobre o que realmente está a acontecer: qual é o objetivo da operação especial, ajudar o nosso povo, desnazificar e desmilitarizar o Donbass"."Já estamos a trabalhar na organização dessas aulas a partir de 1 de setembro", acentuou o governante.

Na mesma ocasião foi abordada a possibilidade de recuperar a prática de hastear a bandeira russa e cantar o hino nacional nas escolas; Vladimir Putin aplaudiu.

"Acho que é algo correto e necessário, mas tem de ser feito de forma digna, ou adiar onde não for possível, para que a cerimónia corresponda em significado aos símbolos do Estado", rematou Kravtsov.

c/ Lusa

 

Tópicos
PUB