Oposição a Lula lidera sondagens nos três Estados mais ricos e populosos

Os candidatos da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva lideram as intenções de voto para governador nos três estados mais ricos e populosos do Brasil, indica uma sondagem hoje divulgada.

Agência LUSA /

No Estado de São Paulo, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, é o favorito, com 48 por cento das intenções de voto, o que garante uma vitória à primeira volta.

José Serra foi ministro durante o Governo do ex-presidente Fernando Henrique, sendo derrotado por Lula da Silva, nas presidenciais de 2002.

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo, o senador Aloísio Mercadante, apoiado por Lula da Silva, tem apenas 18 por cento das intenções de voto, segundo a sondagem divulgada pelo jornal Folha de São Paulo.

O Estado de São Paulo concentra cerca de 28 milhões de eleitores, ou 22,3 por cento dos 125,91 milhões nscritos para as eleições de Outubro.

No Estado de Minas Gerais, o actual governador Aécio Neves, também do PSDB, lidera folgadamente a sondagem ,com mais de 70 por cento das intenções de voto, e deverá ser reeleito já na primeira volta, a 01 de Outubro.

O candidato Nilmário Miranda, do PT, apoiado por Lula da Silva, regista apenas nove por cento das intenções de voto, em Minas Gerais, Estado que concentra 13,68 milhões de eleitores, 10,86 por cento do total.

No Estado do Rio de Janeiro, o candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), de centro, o senador Sérgio Cabral, tem 42 por cento das intenções de voto.

Em segundo lugar, aparece o também senador Marcelo Crivella, do pequeno Partido Republicano Brasileiro (PRB), de direita, com 19 por cento das intenções de voto.

Marcelo Crivella, um dos principais líderes políticos da Igreja Universal do Reino de Deus, tem o apoio de Lula da Silva.

Numa possível segunda volta entre Sérgio Cabral e Marcelo Crivella, o primeiro venceria com 55 por cento contra 29 por cento para o segundo, de acordo com a sondagem.

Juntos, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na região Sudeste do país, concentram cerca de 52,5 milhões de votantes, 42 por cento do total de eleitores.

A 01 de Outubro, os eleitores brasileiros vão eleger o presidente da República, os governadores dos 26 estados e de Brasília, deputados estaduais, 513 deputados federais e 27 senadores (1/3 do total).

Uma sondagem publicada quarta-feira no mesmo jornal indicava que Lula da Silva tinha ampliado a vantagem sobre os adversários e poderia ser reeleito a 01 de Outubro.

A vantagem de Lula da Silva, com 49 por cento das intenções de voto, em relação ao seu maior adversário, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, do PSDB, subiu de 16 para 24 pontos em pouco mais de um mês.

Alckmin aparece com 25 por cento das intenções de voto, seguindo-se, em terceiro lugar, a senadora Heloísa Helena, candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), de esquerda.

PUB