Oposição na Venezuela procura apoios para avançar

por Mário Aleixo - RTP
Juan Guaidó procura apoios para assumir a liderança do país Reuters

Na Venezuela, a oposição tem realizado encontros clandestinos com o exército e as forças de segurança no país.

É o que escreve o autoproclamado presidente interino num artigo de opinião publicado no jornal The New York Times. Juan Guaidó diz que a transição para a democracia na Venezuela vai precisar do apoio de elementos importantes dentro do exército.

No mesmo artigo, Guaidó considera ainda que a retirada do apoio dos militares ao Presidente Nicolás Maduro é crucial para haver mudanças no Governo venezuelano.

Por causa da situação de instabilidade que se vive na Venezuela, o ministro português da Defesa português diz que, se a situação se justificar, terão de existir planos para apoiar os portugueses e lusodescendentes que queiram sair do país.

João Gomes Cravinho ressalva que essa hipótese não está, por agora, a ser equacionada.

Duarte Valente, Pedro Escoto - RTP

O ministro da Defesa falava em Bucareste, na Roménia, à margem da reunião informal dos ministros da Defesa da União Europeia.

Os países com quem Portugal tem abordado a possibilidade de apoio a quem quiser sair da Venezuela são Espanha, França e Itália.

Já esta quinta-feira o Parlamento Europeu poderá reconhecer Juan Guaidó como presidente legítimo da Venezuela.

A iniciativa partiu do Partido Popular Europeu que apresentou uma resolução para ser apreciada e votada em Bruxelas, como explica a correspondente da Antena 1 Andrea Neves.

Antena 1

A situação na Venezuela continua a ferro e fogo.

pub