"Opressor" para os soviéticos, "exemplar" para os russos

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Moscovo, 26 Abr (Lusa) - Na época soviética um símbolo da opressão fascista, comparado a Franco, Hitler ou Mussolini, o ditador português Oliveira Salazar é agora visto na Rússia como um político exemplar para os actuais dirigentes do país.

Em 1950, Salazar "teve a honra" de figurar numa canção de protesto contra o imperialismo norte-americano, com música do grande compositor Serguei Prokofiev. No poema heróico sobre os operários americanos que afundavam os navios com bombas enviadas "para Angola e para Seul, para a Escócia e Saigão", lê-se: "Não conseguirão transportar mais bombas/ com as mãos operárias/ Levai-as vós, com Salazar e Franco!"

Num cartaz soviético podia-se ver um mapa de Portugal com pessoas pequenas martirizadas por um falcão com um rosto humano tenebroso. E uma quadra, que alguns dizem ser da autoria de Serguei Mikhailkov, o autor da letra do hino soviético: "Sob um Sol tórrido, meridional/Tremendo de medo jovens e velhos/Transformou tudo em morte/ O carrasco e déspota Salazar".

Tópicos
pub