Organização cancela festival de Portugal em Boston em junho

por Lusa

O festival português que junta milhares de luso-americanos anualmente em junho na praça principal de Boston, Estados Unidos, foi cancelado devido à pandemia da covid-19, anunciaram os organizadores na terça-feira.

Numa declaração publicada nas redes sociais, a organização do "Boston Portuguese Festival" escreveu que a "crise de saúde pública" obriga a retirada deste ano do evento que se ia realizar na praça municipal para celebrar o Dia de Portugal.

"A saúde e segurança de toda a equipa do Festival, vendedores, patrocinadores, animadores, participantes e comunidade em geral são da maior importância para nós", lê-se na declaração.

A organização deixa a promessa de se "celebrar a herança portuguesa em Boston quando todos estiverem em segurança e saudáveis".

O festival português junta milhares de luso-americanos, artistas, ranchos folclóricos e associações socioculturais portugueses, com música e comida tipicamente portuguesa, numa das maiores cidades dos Estados Unidos.

O país tem os maiores números de infetados por covid-19 do mundo, com quase 399 mil e registou na terça-feira o pior recorde de mortes em 24 horas, 1.939, causadas pelo coronavírus, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Face à pandemia da covid-19, o Governo federal dos EUA, em estado de emergência, prolongou até final de abril as diretrizes de distanciamento social, enquanto o governador de Massachusetts, Charlie Baker, ordenou o encerramento de escolas e empresas não essenciais até, pelo menos 04 de maio.

Os organizadores do festival português agradeceram o "apoio inabalável" de todos os interessados e pediram o respeito por todas as precauções necessárias para garantir a segurança e saúde da comunidade em geral.

O Estado de Massachusetts, que engloba as cidades de Boston ou Fall River, é o segundo com maior número de imigrantes portugueses nos EUA, somando cerca de 20% dos portugueses naquele país, segundo dados fornecidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros à Lusa.

O número só é ultrapassado pela Califórnia, que acolhe 25% dos portugueses nos EUA.

Rhode Island conta 7% dos imigrantes portugueses, Florida e Nova Jérsia são Estados anfitriões para 6% dos portugueses (cada) enquanto Nova Iorque, Connecticut e Hawaii englobam 4% dos emigrantes, cada.

No que respeita as atividades desenvolvidas pelos portugueses nos Estados Unidos, dados das autoridades norte-americanas indicam que os principais setores empregadores pertencem às áreas dos serviços de educação, saúde e assistência social (23,4%), comércio e retalho (11,1%), manufatura (9,3%), hotelaria e restauração (9,1%), construção civil (8%) e setor financeiro, de seguros e mercado mobiliário (6,9%).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Tópicos
pub