Os animais também sofrem de ansiedade

Os animais tal como humanos também sofrem de ansiedade, defendeu, hoje, em Lisboa, o Prémio Nobel da Medicina em 2000, Eric Kandel.

Agência LUSA /

O neurocientista adiantou que é possível usar ratos para estudar doenças m entais devido à evolução da genética molecular nos últimos anos.

Numa palestra na Fundação Gulbenkian, Kandel destacou que os animais têm s intomas idênticos aos humanos, tal como a ansiedade.

Desta forma, apesar de as doenças psiquiátricas serem formadas por combina ções genéticas múltiplas e de base ambiental, o cientista defendeu que a memória funcional pode ser modelada num rato e como tal, torna-se possível estudá-las.

Contudo, esta descoberta permitiu evoluir no estudo de doenças como a esqu izofrenia, não no campo genético mas em termos cognitivos.

Kandel afirma que é necessário estudar a felicidade ou outros sintomas de bem-estar, na mente humana, para se compreenderem na totalidade as doenças de fo ro psiquiátrico.

Eric Kandel é Professor na Universidade da Colômbia e membro fundador do C entro de Neurobiologia e Comportamento.

Foi laureado com o Premio Nobel, em 2000, por ter estudado o sistema nerv oso numa lesma marinha, a Aplysia e desta forma, compreender o mecanismo da apre ndizagem.

Hoje, explicou porque está estudar os ratos e não os caracóis, como preten dia inicialmente. De facto, acrescentou, os roedores reproduzem-se de dois em do is anos e vivem em comunidade, o que não acontece com os caracóis. à margem da conferência, a psiquiatra Fátima Gysin explicou à agência Lusa que é importante estudar nos pacientes não só os sentimentos negativos, como a tristeza, mas também os positivos, como a felicidade.

PUB