Ossétia do Sul diz ter travado um ataque de blindados georgianos em Tskhinvali
Moscovo, 10 Ago (Lusa) - A Ossétia do Sul afirmou ter travado durante a madrugada de hoje um ataque lançado por blindados georgianos contra Tskhinvali, a capital da região rebelde, numa altura em que prosseguem os combates entre as forças russas e georgianas.
"Um ataque de blindados foi travado. Doze blindados georgianos foram atingidos", afirmou o governo rebelde no seu site, cominf.org.
"Resistimos ao ataque da infantaria georgiana que prossegue no sul de Tskhinvali", indicou.
Segundo o governo da Ossétia do Sul, as forças locais e as unidades do exército russo "ripostaram com o objectivo de neutralizar os disparos provenientes de posições georgianas nas localidades fronteiriças".
As forças da Ossétia do Sul atingiram um blindado georgiano na estrada de Zarskaïa, que liga Tskhinvali à Rússia, indicou a mesma fonte.
Três militares georgianos foram mortos e um bombardeiro georgiano foi abatido pelas forças da Ossétia do Sul, indicou o governo rebelde em comunicado.
Entretanto, navios militares russos chegaram a Otchamtchyra, um porto da república separatista georgiana da Abkázia, em conflito com Tbilissi, afirmou hoje o secretário do Conselho de Segurança georgiano, Alexandre Lomaïa.
"Navios russos chegaram ao porto de Otchamtchyra", situado a 30 quilómetros da fronteira entre a Abkázia, de facto independente, e o resto do território georgiano, indicou Lomaïa.
Numa altura em que a Rússia e a Geórgia lutam pela república separatista georgiana da Ossétia do Sul, uma nova frente de conflito se abriu sábado na Abkázia, igualmente apoiada pela Rússia.
A Geórgia iniciou na madrugada de quinta para sexta-feira uma ofensiva militar contra a república rebelde da Ossétia do Sul, apoiada por Moscovo.
A Rússia e a Geórgia lutam pelo controlo da região, independente de facto desde a queda da URSS em 1991.