Padre que rezava missa encontrado vivo sob escombros no Peru

Um sacerdote, que celebrava quinta-feira uma missa de defuntos para trezentos fiéis, numa igreja em Pisco que ruíu devido a um sismo, foi encontrado incólume, enquanto um grupo especial de polícia começou a procurar seiscentos presos que, aproveitando a catástrofe, fugiram.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O padre José Torres, contou o comandante dos bombeiros, Roberto Ognio, foi encontrado sob os escombros de adobe, «são e salvo, numa espécie de caverna que se formou com uma parte do tecto que ruíu».

«Está apenas um pouco nervoso», adiantou o comandante, explicando que uma dezena de bombeiros e cães participam na busca de vítimas suterradas pelos escombros no local.

O sismo de quinta-feira atingiu os oito graus da Escala de Richter e fez quinhentos mortos e 1.500 feridos.

Hoje, um novo sismo de 4,1 graus foi sentido no Distrito de Piura, que faz fronteira com o Equador, o que causou o pânico da população mas não há conhecimento de vítimas.

Entretanto, a polícia procura hoje seiscentos presos qe fugiram da Cadeia de Chincha, no Sul do país.

«A polícia tem ordens para os capturar, mortos ou vivos, porque se trata de delinquentes muito perigosos», disse o general Eduardo Montero, chefe da polícia local, precisando que entre os evadidos há traficantes de drogas e violadores.

Contudo, um dos evadidos que regressou à cadeia, Humberto Chavez, disse aos jornalistas que os presos fugiram porque «a água do mar começou a subir até aos joelhos» e eles recearam afogar-se.

Chavez que é acusado de assassínio mas que diz ter regressado porque está inocente, adiantou que aproveitou a saída para verificar se a família estava sã e salva.

A ministra da Justiça, Maria Zavala, considerou que a reacção dos presos foi «normal porque estavam em perigo».

«Alguns partiram, outros ficaram perto da prisão e outros estão prestes a regressar», acrescentou.


PUB