Países Baixos declararam dois ministros israelitas como "persona non grata"

Os Países Baixos declararam na segunda-feira os ministros israelitas da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, e das Finanças, Bezalel Smotrich, como "persona non grata" e estrangeiros indesejáveis.

Lusa /
Itamar Ben-Gvir, ministro israelita da Segurança Nacional, a 16 de junho de 2025, após um ataque do Irão em Petah Tikva. Foto: Gili Yaari / NurPhoto via AFP

O ministro dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, Caspar Veldkamp, anunciou a medida através de uma carta diplomática sobre a situação humanitária em Gaza.

"O gabinete [Ministério dos Negócios Estrangeiros] decidiu declarar os ministros israelitas Smotrich e Ben-Gvir persona non grata e comprometeu-se a registá-los como estrangeiros indesejáveis no sistema de registo Schengen", refere Caspar no documento citado pela agência France Presse.

Para o Executivo dos Países Baixos, os dois ministros israelitas incitaram repetidamente a violência dos colonos israelitas contra a população palestiniana e defenderam - de forma constante - a expansão dos colonatos "ilegais" assim como apelaram à "limpeza étnica" na Faixa de Gaza.

Israel ainda não respondeu à decisão do Governo dos Países Baixos. 
Tópicos
PUB