Palácio presidencial haitiano começou a ser reconstruído dois anos após o sismo

Porto Príncipe, 23 ago (Lusa) -- O Presidente do Haiti, Michel Martelly, lançou na quarta-feira o processo simbólico de reconstrução do palácio presidencial, dois anos e sete meses depois de ter sido destruído pelo sismo de 12 de janeiro de 2010.

Lusa /

Martelly disse que os trabalhos foram iniciados com a demolição do edifício a cargo da organização J/P Haitian Relief, criada depois do sismo pelo ator norte-americano Sean Penn.

O Presidente do Haiti afirmou, numa cerimónia em frente ao local onde estava o palácio presidenciail antes do sismo, que está na altura de o Governo haitiano analisar a reconstrução dos edifícios públicos destruídos pelo terramoto.

A primeira etapa deste processo, indicou, consiste na demolição dos restos do palácio presidencial, que será coordenada pela Presidência a par do Instituto de Salvaguarda do Património Nacional (ISPAN) do Haiti.

A construção do novo palácio presidencial será anti-sísmica e será baseada na antiga estrutura, de acordo com o diretor geral do ISPAN, Robert Jolibois.

A 12 de junho, o Haiti assinou um acordo com Taiwan avaliado em 4,27 milhões de dólares (3,4 milhões de euros) para a reconstrução de outros cinco edifícios públicos.

Tópicos
PUB