Paleontólogos descobrem uma nova espécie de crocodilo

Um grupo de paleontólogos brasileiros apresentou terça-feira a descoberta de uma nova espécie de crocodilo, extinto há cerca de 90 milhões de anos, cujos fósseis foram encontrados no Estado de São Paulo.

Agência LUSA /

Os fósseis da espécie Adamantinasuchus navae, com 50 centímetros de comprimento, do período cretáceo, foram encontrados durante as obras de construção de uma barragem, na cidade de Marília, 430 quilómetros a Norte de São Paulo.

A investigação da nova espécie foi feita pelos professores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pedro Henrique Nobre e Ismar de Souza Carvalho, e publicado na revista científica "Gondwana Research".

"Essa nova espécie era muito diferente dos crocodilos que conhecemos actualmente, era terrestre e vivia em ambientes secos", explicou Souza Carvalho, durante uma conferência de imprensa.

Durante a apresentação dos resultados das investigações, os paleontólogos exibiram os fósseis encontrados, uma reconstrução do crocodilo em tamanho real e também uma réplica do esqueleto do Adamantinasuchus navae.

PUB