Papa Francisco condena "tolerância zero" de Donald Trump

por RTP
O Papa Francisco disse que apoiava as declarações dos bispos católicos dos Estados Unidos e acrescentou que “o populismo não é a solução” Stefano Rellandini - Reuters

Em entrevista à Reuters publicada esta quarta-feira, Dia Mundial do Refugiado, o Papa Francisco não perdeu a oportunidade de se mostrar contra a separação de famílias na fronteira dos Estados Unidos.

“Imoral” e “contrária aos valores católicos”. Estas foram as palavras usadas pelos bispos católicos dos Estados Unidos para descrever a política de Donald Trump que separa famílias de imigrantes na fronteira dos Estados Unidos com o México.

O Papa Francisco, em entrevista à Reuters, disse que apoiava as declarações dos bispos católicos dos Estados Unidos e acrescentou que “o populismo não é a solução”.

No Twitter, o Sumo Pontífice da Igreja Católica também deixou algumas palavras que vão contra a política de Trump. Apela a que “o medo” não seja impedimento para “acolher o próximo necessitado”.


“A dignidade da pessoa não depende de ela ser cidadã, migrante ou refugiada. Salvar a vida de quem foge da guerra e da miséria é um ato de humanidade”, acrescenta o Papa num outro tweet.

A política “tolerância zero” do Presidente dos Estados Unidos tem sido alvo de críticas em todo o mundo, principalmente depois de se terem tornados públicos vídeos e áudios de crianças em sofrimento por terem sido separadas dos pais.

Donald Trump defende as suas ações e diz que “os democratas são o problema, eles não querem saber da criminalidade e querem imigrantes ilegais”.

O Papa Francisco, ainda segundo a Reuters, disse que os populistas estavam a “criar psicose” na questão da imigração. Acrescenta que sem a imigração a Europa “vai tornar-se vazia”.
pub