"Ainda estou vivo". Papa Francisco recebe alta hospitalar e regressa ao Vaticano

por RTP
"Ainda estou vivo", brincou o pontífice argentino diante dos muitos fiéis e jornalistas que se aglomeraram em torno do hospital Yara Nardi - Reuters

O papa Francisco já teve alta e saiu do Hospital Gemelli, em Roma, na manhã deste sábado. O sumo pontífice da Igreja Católica prepara-se, assim, para presidir às cerimónias da Semana Santa.

Ao cabo de três dias de internamento, o papa Francisco encontra-se agora na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

O papa foi internado na quarta-feira, no Hospital Gemelli, com uma infeção respiratória. Foi diagnosticado com uma bronquiolite viral, uma infeção nos pulmões causada por um vírus. 
"Ainda estou vivo", brincou o pontífice argentino diante dos muitos fiéis e jornalistas que se aglomeraram em torno do hospital, em Roma. Francisco cumprimentou as pessoas que ali se encontravam e trocou algumas palavras antes de partir para o Vaticano.O Vaticano garante que o estado de saúde de Francisco melhorou significativamente.

Francisco vai poder, assim, presidir a todas as cerimónias da Semana Santa e, ao que tudo indica, irá presidir as celebrações do Domingo de Ramos. O papa estará sempre na companhia de um cardeal celebrante, responsável dos deveres no altar.


Aos 21 anos, Francisco foi operado devido a uma pneumonia grave, que obrigou a que lhe fosse retirada uma parte do pulmão direito.

Francisco, de 86 anos, sofre de diverticulose, uma doença do cólon que já obrigou o chefe da Igreja Católica a ser sujeito a uma intervenção cirúrgica e a ficar internado no mesmo hospital, em 2021.
pub