Papa inicia visita oficial no quadro das Jornadas Mundiais da Juventude

O Papa Bento XVI inicia hoje a sua primeira visita oficial à Alemanha, cujo ponto alto serão as Jornadas Mundiais da Juventude, desde quarta-feira em curso em Colónia.

Agência LUSA /

Estão já em Colónia mais de 400 mil jovens de 197 países, entre os quais cinco mil portugueses.

As jornadas terminam no domingo com uma missa campal oficiada pelo Papa.

Até ao próximo fim-de-semana, deverão chegar a Colónia perto de um milhão de peregrinos, para debater com bispos e prelados católicos de todo o mundo temas relacionados com a fé.

Bento XVI, o primeiro Papa alemão em cerca de 500 anos, eleito em Abril após o falecimento de João Paulo II, chega hoje a Colónia para a sua primeira viagem oficial ao estrangeiro, rodeada de rigorosas medidas de segurança.

Para hoje à tarde está marcada uma grande cerimónia de boas- vindas a Joseph Ratzinger no centro de Colónia, junto à grandiosa catedral da cidade.

No sábado e no domingo, o Papa presidirá a duas missas campais em Marienfeld, enorme recinto ao ar livre perto de Kerpen, a que deverão assistir centenas de milhares de fiéis vindos de todo o mundo.

De acordo com Bento XVI, em recente entrevista à Rádio Vaticano, «promover um impulso de nova fé entre a juventude, sobretudo a juventude da Alemanha e da Europa», será o objectivo central das Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam pela vigésima vez.

Durante a sua visita de quatro dias à Alemanha, o Papa visita também a Sinagoga de Colónia e procurará o diálogo com protestantes e muçulmanos, facto a que os observadores estão a atribuir muita importância.

Numa mensagem às jornadas Mundiais da Juventude, o secretário- geral da ONU, Kofi Annan, fez um apelo aos jovens para combaterem a pobreza e a fome no mundo.

«A juventude tem de exigir que os políticos tanto dos países ricos como dos países pobres cumpram as suas promessas, disse Annan numa mensagem em vídeo divulgada na segunda-feira à noite, em Colónia.

A visita de Bento XVI está igualmente a suscitar controvérsia, envolvendo importantes figuras alemãs.

O ex-secretário-geral da União Democrata Cristã (CDU), Heiner Geissler, fez já um apelo Papa para que anule a Encíclica do seu antecessor, João Paulo II, sobre as medidas anti-concepcionais, considerada muito retrógrada por vários núcleos de católicos progressistas alemães.

PUB