Papa João Paulo II regressa a casa

O Papa João Paulo II regressou domingo à tarde ao Vaticano, pouco depois de ter deixado a policlínica Gemelli, onde foi hospitalizado há 18 dias e submetido a uma traqueotomia, devido a dificuldades respiratórias.

Agência LUSA /
De regresso a "casa" EPA

João Paulo II abandonou a clínica de Roma às 18:20 locais (17:20 em Lisboa), a bordo de um monovolume da Cidade do Vaticano que tinha chegado poucos minutos antes para transportá-lo, tendo chegado ao acesso oficial do Estado do Vaticano ao anoitecer.

O Papa viajou no assento dianteiro, ao lado do condutor, acompanhado do seu secretário particular, o arcebispo Stanislaw Dziwisz, que permaneceu ao seu lado nos últimos 18 dias, desde que foi internado.

João Paulo II abençoou várias vezes as centenas de pessoas concentradas ao longo do percurso para saudá-lo e aplaudi-lo.

O Papa foi hospitalizado de urgência a 24 de Fevereiro e submetido a uma traqueotomia em consequência de dificuldades respiratórias que fizeram os fiéis temer pela sua vida, devido à sua idade, 84 anos, e à doença de Parkinson, de que padece.

PUB