Papa lamenta "acto bárbaro contra a humanidade"
O papa Bento XVI lamentou hoje os atentados em Londres, classificando-os de "actos de barbárie contra a humanidade", enquanto o diário L+Osservatore Romano denunciava que mais uma vez inocentes pagaram um tributo de sangue "à lúcida loucura dos terroristas".
Ao tomar conhecimento dos atentados em Londres, o Papa enviou um telegrama ao cardeal arcebispo de Westminster, Cormac Murphy O+Connor, no qual manifestou a sua dor e condenou os atentados.
"O Papa recebeu com profunda dor a notícia dos atentados terroristas no centro de Londres. O Pontífice reza fervorosamente pelas vítimas e por todos os que estão de luto e deplora estes actos de barbárie contra a humanidade", diz o texto enviado em nome do Papa pelo cardeal secretário de Estado, Angelo Sodano.
"O Pontífice pede que transmita às famílias dos feridos a sua proximidade espiritual neste tempo de dor, ao mesmo tempo que invoca para o Reino Unido o consolo que apenas Deus pode dar em semelhantes circunstâncias".
O texto oficial do telegrama de Bento XVI não inclui, no entanto, a palavra "anti-cristãos", como chegou a ser noticiado pelas agências internacionais.
Entretanto, na sua edição de hoje, o L+Osservatore Romano escreve que mais uma vez uma metrópole ocidental viveu um dia de terror e morte, em que "pessoas inocentes tiveram de pagar um tributo de sangue à lúcida loucura dos terroristas".
O jornal da Santa Sé lembra que os atentados ocorreram quando decorre em Gleneagles, na Escócia, a cimeira do G8 (sete países mais industrializados do mundo - Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão - e Rússia).
"Receia-se que o balanço final das vítimas possa ser muito grave. A prudência mostrada pelas fontes oficiais transforma-se com o passar das horas numa trágica certeza", acrescenta o diário.
De acordo com as autoridades britânicas, os três atentados no metropolitano de Londres causaram 33 mortos e 345 feridos. Desconhece- se o balanço de uma quarta explosão registada num autocarro londrino.