Paquistão realiza primeiros censos em quase duas décadas
O Paquistão dá início esta semana aos trabalhos para os primeiros censos em quase duas décadas, após anos de conflitos políticos.
O Paquistão é o sexto país mais populoso do mundo, estimando-se ter 200 milhões de habitantes, mas não realiza censos desde 1998, apesar de ser constitucionalmente obrigatório fazer um por década.
O processo começa na quarta-feira e vai envolver mais de 300 mil trabalhadores e 55 milhões de formulários.
Os resultados serão a base para a revisão de fronteiras políticas, distribuição de assentos parlamentares e de fundos federais, e permitirá traçar um quadro mais claro sobre minorias religiosas no país de maioria muçulmana, bem como estimar a população transexual pela primeira vez.
Os censos acontecem um ano antes das eleições parlamentares.
"O Paquistão não é um país com uma população homogénea. Temos múltiplas etnias, mais de 80 línguas diferentes são faladas. A contagem determina o poder político das várias etnias", explicou Muddassir Rizvi, chefe de programação do Free and Fair Elections Network.