Paris. Incêndio obriga à evacuação da Gare de Lyon

por RTP
Um grupo de bombeiros franceses intervém para apagar as chamas ateadas durante uma manifestação ilegal de congoleses em Paris, a 28 de fevereiro de 2020 Reuters

Incêndios ateados por opositores congoleses obrigaram esta tarde à evacuação preventiva da Gare de Lyon, uma das maiores estações ferroviárias do sudeste da capital francesa. Caixotes de lixo e scooters foram incendiados pelos manifestantes à margem de um concerto.

A polícia francesa disse na rede Twitter que a gare estava a ser evacuada devido a um incêndio nas redondezas, sem outras explicações.


Pouco antes, a polícia havia informado estar a responder de forma "imediata e sistemática" a "ações inadmissíveis" em Bercy, à margem de um espectáculo.


Uma testemunha disse à agência Reuters que o edifício da estação estava sob "enormes nuvens de fumo" e que havia múltiplos carros de bombeiros na área.


As chamas foram ateadas durante confrontos entre a polícia e opositores ao Governo da RDC, à margem do concerto do rapper #FallyIpupa, em Bercy, Paris.
O músico é uma estrela na República Democrática do Congo e os opositores do regime tentaram anular o seu espectáculo em Paris, como forma de protesto.

A manifestação dos opositores congoleses não foi autorizada, levando à intervenção das autoridades.

"A polícia interveio para por fim à manifestação", explicou a Prefeitura da polícia de Paris, referindo que foram incendiados caixotes do lixo e scooters, o que provocou muito fumo negro. 

 
Alguns vídeos publicados nas redes sociais mostraram os manifestantes a tentar impedir a intervenção dos bombeiros.


A gare subterrânea da Gare de Lyon acabou por ser evacuada por precaução, referiu a companhia nacional ferroviária de França, SNCF.
pub