Parlamento dinamarquês recusa proposta para reconhecer estado da Palestina

O Parlamento dinamarquês recusou esta terça-feira a proposta para que o Estado da Palestina seja reconhecido, já depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros explicar que a proposta ainda não estava concluída. A medida foi proposta por quatro partidos de esquerda.

RTP /
Reuters

“Não podemos reconhecer um Estado independente da Palestina pela simples razão de as pré-condições não estarem expostas no documento. Não podemos apoiar esta resolução mas desejamos que venha o dia em que a possamos apoiar”, afirmou Lars Lokke Rasmussen, ministro dos Negócios Estrangeiros.

Desde o dia do ataque do Hamas a Israel a 7 de outubro de 2023 que a Dinamarca defende o direito de Israel de se defender mas recentemente vem pedindo a Telavive que restrinja as suas ações e que a lei internacional seja respeitada.

Irlanda, Espanha e Noruega já reconheceram oficialmente o Estado da Palestina, anúncios que levaram à contestação de Israel.

Telavive apontou as decisões como uma “recompensa para o terrorismo” e decidiu chamar os embaixadores dos três países.

Dublin, Madrid e Oslo explicaram por seu lado que a decisão foi tomada com o objetivo de acelerar um cessar-fogo entre Israel e Hamas e deixaram o pedido para que outros países sigam o seu exemplo.
Tópicos
PUB