Parques encerrados e atividades canceladas devido ao mau tempo em Espanha
As fortes chuvas e tempestades provocadas pela depressão atlântica que hoje formou uma depressão isolada de altos níveis sobre a Península Ibérica, encerrou parques, cancelou atividades e provocou trânsito intenso em vários pontos de Espanha.
As chuvas que caíram desde o início da manhã levaram ao encerramento de parques e jardins em cidades como Valência e Toledo, após o alerta emitido pela Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) devido ao risco significativo de chuvas e tempestades fortes.
As autoridades contabilizaram cerca de 500 incidentes relacionados com o mau tempo, entre eles quedas de árvores, drenagem de água em lojas ou estradas, e os bombeiros provinciais de Castellón tiveram de combater quatro incêndios em vegetação provocados por raios.
Na Comunidade Valenciana, foram acumulados 174,2 litros de água por metro quadrado em Borriol (Castellón), enquanto em La Pobla de Tornesa registaram-se 109,8 litros por metro quadrado, de acordo com os últimos registos da Associação Meteorológica Valenciana.
Juntamente com Valência, outras nove comunidades autónomas estão em alerta laranja desde sábado devido a chuvas e tempestades que podem ser acompanhadas de granizo, e que dificultaram o tráfego em várias estradas principais, somando-se à operação de regresso de férias de verão, que começou na quinta-feira.
Em Múrcia, a Câmara Municipal de Cartagena organizou um dispositivo especial para melhorar a segurança e evitar os efeitos da chuva no percurso da volta a Espanha de Ciclismo, que tem domingo o início da sua nona edição.
A situação meteorológica instável e outonal deverá prolongar-se até segunda-feira, e poderá terminar na terça-feira, embora ainda haja incerteza, porque uma ligeira variação na posição da depressão possa alterar a previsão para Espanha.
De acordo com a Aemet, poderá registar-se uma precipitação máxima acumulada de 100 litros por metro quadrado ao longo de todo o episódio e será particularmente forte no centro e sudeste da península.
Em Portugal, dez distritos estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes e trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso Amarelo até às 21:00 de hoje.
Em Portugal, Vila Real juntou-se aos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco que a Proteção Civil colocou hoje em aviso laranja devido à previsão de precipitação forte e trovoadas frequentes e concentradas.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC), para os distritos de Guarda, Bragança, Castelo Branco e Vila Real está prevista "precipitação por vezes forte, e ocasionalmente granizo, acompanhado de rajadas fortes". Antevê-se ainda trovoadas fequentes e concentradas.
A ANPC manteve os restantes distritos do continente com aviso amarelo até ao período da tarde de domingo.