"Partido da América". Elon Musk anuncia criação de partido político para "devolver a liberdade"

por Joana Raposo Santos - RTP
Foto: Nathan Howard - Reuters

O multimilionário Elon Musk, até há pouco tempo braço direito do presidente norte-americano Donald Trump, anunciou no sábado a criação de um novo partido político ao qual deu o nome de "Partido da América".

O anúncio foi feito na rede social X, da qual é dono, depois de uma sondagem que lançou na sexta-feira. Mais de um milhão de pessoas votaram e mais de 65 por cento concordaram com a criação do partido.

Musk garantiu que vai devolver a liberdade aos norte-americanos e escreveu que "quando se trata de levar os Estados Unidos à falência com desperdício e corrupção, vive-se num sistema de partido único e não numa democracia".

"Hoje, o Partido América é formado para vos devolver a vossa liberdade", acrescentou.


O dono da Tesla afirmou ainda que irá "quebrar o sistema unipartidário usando uma variante de como Epaminondas quebrou o mito da invencibilidade espartana em Leuctra: força extremamente concentrada num local preciso do campo de batalha".

Elon Musk foi o principal financiador da campanha de Donald Trump, que o colocou na liderança de um departamento especial que fez cortes cegos e despedimentos de funcionários públicos.
Investidores descontentes

O anúncio da criação do Partido da América não está a ser bem visto por alguns investidores. A empresa de investimento Azoria Partners disse que vai adiar a admissão à cotação de um fundo negociado em bolsa da Tesla.

O CEO da Azoria, James Fishback, pediu ainda ao Conselho de Administração da Tesla que esclareça as ambições políticas de Musk e afirmou que o novo partido mina a confiança dos acionistas, já que estes esperavam que o multimilionário se concentrasse mais na empresa depois de ter deixado o serviço governamental em maio deste ano.

No início desta semana, Donald Trump ameaçou cortar os milhares de milhões de dólares em subsídios que as empresas de Musk recebem do governo federal.

Questionado no X sobre o motivo que o fez passar de amar Trump a atacá-lo, Musk respondeu que foi o aumento do défice, considerando que este “vai levar o país à falência”.

c/ agências
Tópicos
PUB