Partido Democrático Progressista perde eleições regionais em Taiwan
O Partido Democrático Progressista (DPP) do presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, sofreu hoje nas eleições regionais uma derrota face ao Kuomintang (KMT), segundo resultados oficiais.
O KMT conseguiu 51,05 por cento dos votos, enquanto o PDP obteve 42,56 por cento e os aliados do KMT 2,17 por cento, segundo dados da Comissão Central Eleitoral.
O PDP sofreu um duro revés ao perder no distrito de Taipé, o mais povoado da ilha, com 3,7 milhões de habitantes, e onde governava há 16 anos.
O KMT pode ainda contar com duas outras câmaras, as de seus aliados, o Partido do Povo e o Novo Partido, que mantêm as duas municipalidades.
O PDP, formação no poder que defende uma maior autonomia face à China, conserva apenas seis circunscrições, contra as nove anteriores, segundo a Comissão Eleitoral.
"É um grave revés para o PDP", admitiu o presidente do partido, Su Chen-chang, ao apresentar a sua demissão "para assumir toda a responsabilidade" pelos resultados.
Por sua vez, o presidente do KMT, Ma Ying-jeou afirmou que o resultado das eleições "é uma vitória para o povo e para o desenvolvimento democrático de Taiwan".