Partido socialista no poder é o vencedor das eleições na Hungria

O partido socialista húngaro, MSZP, do primeiro-ministro cessante Ferenc Gyurcsany, é o vencedor das eleições legislativas quando estão contados 98 por cento dos votos.

Agência LUSA /

Os socialistas asseguraram 191 dos 386 lugares em disputa no parlamento.

Dados difundidos pelo Gabinete nacional de eleições atribuem 165 lugares ao partido conservador da oposição Fidesz, do ex-primeiro- ministro Viktor Orban, que felicitou entretanto Gyurcsany pela vitória.

A Aliança de democratas livres conquista 18 lugares e o Fórum democrático 11.

Segundo os analistas, os votos emitidos no estrangeiro influirão nos resultados em muito poucas circunscrições, pelo que os até agora publicados são dados como praticamente definitivos, em vista da ampla vantagem da vitória socialista.

Na primeira volta, no passado dia 09, a coligação no poder obteve 113 lugares, contra 97 para o Fidesz e dois para o Fórum democrático.

É a primeira vez desde a queda do comunismo em 1990 que os húngaros optam por reeleger partidos coligados no poder. As quatro eleições legislativas anteriores resultaram sempre numa mudança da administração.

Hoje, as urnas estiveram abertas entre as 06:00 e as 19:00 locais. Estavam inscritos cerca de cinco milhões de eleitores.


PUB