Paulo Muxanga é o novo presidente do conselho de administração

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Maputo, 28 Nov (Lusa) - O antigo ministro dos Transportes e Comunicações Paulo Muxanga é o novo presidente do conselho de administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), o primeiro moçambicano a ocupar aquele cargo em substituição do português Joaquim Silva Correia.

Até a data da sua indicação, Muxanga desempenhava funções de presidente do conselho de administração da Administração Nacional de Estradas de Moçambique.

Como administradores, pela parte moçambicana, foram escolhidos Gildo Sibumbe, Max Tonela, Isabel Guembe, Domingos Torcida, Manuel Tomé e Rosaque Guale, e pela parte portuguesa Marques da Costa e Álvaro Pinto Correia.

A moçambicana Açucena Duarte, deputada da FRELIMO na Assembleia da República foi eleita para o Conselho Fiscal, enquanto o português Galvão Teles para desempenhar funções de presidente da Mesa da Assembleia Geral.

A designação da nova estrutura da HCB foi apresentada na sequência do acordo de reestruturação e reversão do empreendimento de Portugal para Moçambique terça-feira assinado em Maputo.

Após a conclusão do processo da reversão da HCB, a participação portuguesa no empreendimento foi reduzida de 82 para 15 por cento, enquanto Moçambique viu a sua percentagem no capital elevar-se dos 18 para 85 por cento.

O ministro da Energia de Moçambique, Salvador Namburete, disse que os critérios para a indicação do novo conselho de administração teve como base a qualidade das figuras destacadas para o cargo.

Anteriormente, a HCB era presidida pelo português Joaquim da Silva Correia, tendo Portugal nomeado ainda os seguintes administradores: Rogério Martins Dias Beatriz, Francisco Coelho da Rocha e Silva, João Nuno Palma e Fernando Marques da Costa.

Moçambique era representado por Paulo Muxanga, Gildo Simbunde, ex-administrador da empresa pública Electricidade de Moçambique, Manuel Tomé, líder da bancada parlamentar da FRELIMO, e Octávio Mutemba representam Moçambique.

MMT.

Lusa/Fim


pub