Pedofilia no futebol inglês: 83 suspeitos e 98 clubes envolvidos

Oitenta e três pessoas foram identificadas pela polícia britânica por estarem envolvidas no escândalo de pedofilia que está a abalar o futebol inglês. As autoridades indicam ainda que há 98 clubes profissionais e amadores sob investigação.

RTP /
Carl Recine - Reuters

Começaram por ser 55 clubes, mas o leque que está agora a ser investigado aumentou para 98, isto de acordo com Conselho Nacional de Chefes de Polícia, que coordena as forças policiais locais que estão a investigar o caso.

A polícia britânica anunciou que já deduziu acusações contra dois homens no âmbito deste processo. Mas avança também que a maioria dos alegados envolvidos podem nunca responder em tribunal por já terem morrido.

Sabe-se agora que a maioria das vítimas são do sexo masculino e, quando foram alvo dos abusos, tinham entre sete e 20 anos. Alguns jogadores que chegaram ao topo do futebol britânico e que representaram até a seleção nacional.

Aos poucos, antigos jogadores, vítimas de abusos, estão a revelar o que aconteceu. É o caso do ex-jogador Davy Russell, do Charlton Athletic, agora com 50 anos. Disse que enviou uma carta à FA, em 1986, a relatar os abusos sexuais de que foi alvo por parte de Eddie Heath, antigo olheiro do Chelsea, e não obteve resposta.

A FA e os clubes ingleses estão a ser acusados de terem escondido durante décadas os casos de pedofilia tornados públicos e que terão feito centenas de vítimas.

c/ agências
Tópicos
PUB