Pedro Marques e Elisa Ferreira apontados a comissários europeus

por RTP
Pedro Marques e Elisa Ferreira são os candidatos portugueses à Comissão Europeia RTP

O primeiro-ministro indicou os nomes de Pedro Marques e Elisa Ferreira para o cargo de comissário europeu.

A RTP apurou que tem havido contactos permanentes entre a futura presidente da Comissão Europeia e António Costa.

O Governo português apresentou quatro possibilidades para cargos na Comissão, mas os nomes de Elisa Ferreira e Pedro Marques são os que mais pesam nesta altura.

Pedro Marques é indicado para a pasta dos Fundos Europeus e Elisa Ferreira para comissária do Orçamento e Finanças. O nome de Elisa Ferreira só deverá vingar caso Mário Centeno avance mesmo para o posto de diretor-geral do FMI. E isto se a candidata da União Europeia, Kristalina Georgieva, não vingar.

O processo de constituição do novo executivo comunitário tem de estar concluído até ao final deste mês. Ursula Von Der Leyen tem até 26 de agosto para apresentar os nomes dos comissários.

Contactado pela RTP, o gabinete do primeiro-ministro não quis fazer quaisquer comentários sobre esta matéria.

Contactos em curso

A futura líder da Comissão Europeia deu esta semana início a uma ronda de contactos informais com as várias personalidades indicadas pelos Estados-membros.

Recorde-se que a política alemã indicada para a sucessão de Jean-Claude Juncker prometeu formar um colégio de comissários paritário.

No caso de Portugal, Pedro Marques foi eleito em maio para o Parlamento Europeu e Elisa Ferreira foi eurodeputada durante 12 anos, tendo abandonado o cargo em 2016.
Tópicos
pub