Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Pela segunda vez. Ponte colapsou na Índia durante o processo de construção

por Carla Quirino - RTP
Foto ANI | Twitter

Em Bihar, na Índia, uma ponte suspensa de quatro faixas sobre o rio Ganges desmoronou no domingo pela segunda vez. Está em construção desde 2015. Há informação de uma pessoa desaparecida.

A construção da ponte começou em 9 de março de 2015 e contou com o ministro-chefe regional, Nitish Kumar, para inaugurar o projeto.

A estrutura de quatro faixas que deve ligar Sultanganj a Khagaria, no distrito de Bhagalpur, desabou este domingo. Muitos trabalhadores estavam ainda na ponte quando uma parte desabou sobre o rio Ganges.

A administração distrital de Bhagalpur e o governo de Bihar avançaram com a notícia de um desaparecido, um guarda que trabalhava perto da ponte e que é agora o objecto das buscas das equipas de resgate: "Após o colapso da ponte, uma pessoa que trabalhava como guarda da SP Singla Company está desaparecida".

Diversos vídeos do desabamento da ponte em construção tornaram-se virais nas redes sociais.

Funcionários da administração distrital correram para o local após receber a notícia e Kumar já veio dizer que o colapso será investigado.
Explicação do governo regional

Esta, não é a primeira vez que a ponte colapsa. Já tinha caído em 2022

O governo de Bihar argumentou à comunicação social que a estrutura tinha "sérios defeitos" e partes estavam a ser deliberadamente destruídas de forma planeada.

"Deve-se lembrar que uma parte desta ponte desabou em 30 de abril do ano passado. Depois disso, abordamos o IIT-Roorkee, que é tido pela sua experiência em questões de construção, para realizar um estudo. Ainda não foi divulgado um relatório final, mas especialistas que estudaram a estrutura informaram-nos que havia defeitos graves", disse o vice-ministro-chefe de Bihar, Tejashwi Yadav, citado na NDTV.

Na altura os funcionários explicaram que a construção se tinha desmoronado devido a fortes ventos.

O governo de Bihar anunciou que tomaria medidas contra a construtora 'SK Singla', mas após a investigação foi atribuída uma “ficha limpa” à empresa e a construção prosseguiu.

Um trabalhador morreu quando a ponte caiu no ano passado, de acordo com as autoridades. O projeto arrancou em 2014 e a primeira pedra foi colocada um ano depois. A obra já falhou seis prazos de conclusão. O último deadline aponta para 30 de junho de 2023.
"Ponte da corrupção"

O incidente originou rapidamente uma onda de críticas e gerou um debate sobre corrupção e má administração na Índia.

Amit Malviya, um alto funcionário do partido do governo, o Bharatiya Janata (PBJ), já pediu a renúncia de funcionários em Bihar, incluindo o ministro-chefe Nitish Kumar, que pertence a um partido da oposição, a União Janata Dal.

“Em 2015, Nitish Kumar inaugurou esta ponte, que deveria ser concluída em 2020”, escreveu Malviya no Twitter.

"Esta ponte caiu pela segunda vez. Nitish Kumar e [o vice-ministro-chefe] Tejashwi Yadav deveriam renunciar imediatamente face a este incidente. Fazendo-o, tanto tio como sobrinho podem dar um exemplo ao país", sublinhou Malviya, citado na publicação The Nacional News.

O porta-voz nacional do PBJ, Shehzad Poonwalla, referiu-se ao incidente como "a ponte da corrupção".

“A ponte Aguwani-Sultanganj em Bhagalpur de Bihar, o projeto dos sonhos de Nitish Kumar, desmoronou. Esta é a segunda vez. Imagine-se o nível de corrupção! 1750 mil milhões de rupias do dinheiro do contribuinte...”, tuitou Poonwalla.


Tópicos
pub