Pelo menos 13 mortos em tiroteio em escola russa

Pelo menos 13 pessoas morreram num tiroteio, esta segunda-feira, numa escola na cidade russa de Izhevsk, informou a agência russa de notícias TASS. De acordo com a Comissão de Investigação da Rússia, há cinco crianças entre as vítimas e pelo menos 20 feridos.

RTP /
Reuters

Inicialmente, a Comissão de Investigação avançou que teriam morrido nove pessoas. Entretanto o número de vítimas confirmadas subiu para 13, "entre as quais dois seguranças escolares, dois professores e cinco menores".

De acordo com a mesma fonte, citada pelas agências de notícias, o atirador suicidou-se após o ataque.

Também foi divulgado um vídeo a mostrar o corpo de um indivíduo deitado no chão, sangue ao redor do crânio e vestindo uma camisola preta com uma suástica vermelha.

"A polícia encontrou o corpo do homem que abriu fogo. Segundo as nossas informações, ele cometeu suicídio"
, acrescentou a mesma fonte.


Ainda não é claro o motivo do tiroteio em Izhevsk, capital da região da Udmúrtia, a cerca de 970 quilómetros a leste de Moscovo. As autoridades russas indicaram que o atirador tinha a tapar o rosto uma balaclava e uma camisola preta com símbolos nazis, mas que ainda não tinham a certeza sobre a sua identidade.
Antena 1

Segundo o governador da região, Alexander Bretchalov, "uma pessoa não identificada entrou na escola" com duas armas, "matou um segurança" e disparou dentro do estabelecimento de ensino, principalmente contra as crianças.

"A evacuação está completa" e "todo o perímetro está isolado"
, acrescentou Bretchalov num vídeo publicado na rede social Telegram, especificando que a Guarda Nacional Russa, o Serviço de Segurança Federal (FSB) e "as autoridades encarregadas da investigação" já estavam no local.

"Atualmente os investigadores estão a realizar uma busca na sua residência e a avaliar a personalidade do agressor, as suas opiniões e o ambiente ao redor", disse a comissão responsável em comunicado. "Estão a ser feitas verificações à sua adesão às visões neofascistas e à ideologia nazi".

Na escola 88 de Izhevsk, localizada a poucos metros da administração da cidade, tem cerca de mil alunos, segundo os meios de comunicação russos. Izhevsk, uma cidade de quase 650 mil habitantes, é a capital da República da Udmúrtia, no centro do país, a oeste dos Montes Urais, que marcam a separação entre a Rússia europeia e a Rússia asiática.

Não é a primeira vez, nos últimos anos, que são relatados tiroteios em escolas. Em maio de 2021, um atirador adolescente matou sete crianças e dois adultos na cidade de Kazan. E em abril deste anos, um homem armado matou duas crianças e uma professora num jardim de infância na região central de Ulyanovsk antes de cometer suicídio.
Tópicos
PUB