Pelo menos 70 mortos em sismo na Indonésia
Pelo menos 70 pessoas morreram hoje na ilha de Samatra, na sequência do forte sismo que abalou a região ocidental da Indonésia, disse um porta-voz do Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.
"Até ao momento, o balanço é de 70 mortos em diferentes zonas, e dezenas de feridos", afirmou à imprensa Sudi Silalahi.
Anteriormente, Budi Sarwono, chefe da polícia da cidade de Solok, em Samatra, afirmou estarem registados pelo menos 41 mortos, mas preveniu que o balanço deveria aumentar.
"Há centenas de vítimas. Estamos a pedir socorros médicos. As nossas infra-estruturas são insuficientes", afirmou por sua vez Samsurahim, presidente da Câmara de Solok, à rádio Elshinta.
O sismo registou uma magnitude de 6.3 na escala aberta de Richter, a uma profundidade de 30 quilómetros, segundo o Instituto nacional de geofísica norte-americano (USGS).
Por sua vez, a agência de meteorologia de Singapura afirmou que o abalo de hoje atingiu uma magnitude de 6.6, tendo ocorrido às 10:49 em Samatra (11:49 em Singapura, 03:49 em Lisboa).
Segundo a agência de sismologia de Jacarta, que calculou a magnitude do abalo em 5.8, o epicentro do sismo localizou-se a 21 quilómetros a sudoeste da cidade de Bukittinggi.
O sismo arrasou centenas de edifícios e encheu de feridos os hospitais, segundo a televisão e fontes médicas.
O abalo foi sentido a centenas de quilómetros de distância, em Singapura, onde alguns edifícios foram evacuados, e na vizinha Malásia.