Pelo menos nove mortos, incluindo oito crianças, em tiroteio numa escola na Sérvia

Pelo menos nove pessoas foram mortas esta quarta-feira, incluindo oito crianças, num tiroteio provocado por um adolescente de 14 anos numa escola em Belgrado, anunciou a polícia sérvia.

RTP /
Andrej Cukic - EPA

A outra vítima mortal é guarda da escola básica Vladislav Ribnikar, no centro de Belgrado.

Segundo as autoridades policiais, outras seis crianças e uma professora ficaram feridas, algumas com gravidade. O suspeito, um estudante do sétimo ano do ensino básico, foi detido no recreio do estabelecimento de ensino, segundo a polícia. O adolescente - identificado pelas iniciais K.K., nascido em 2009 - era aluno na escola onde ocorreu o tiroteio.

A polícia acrescentou que aparentemente o adolescente disparou vários tiros, com arma do pai,
contra outros alunos e o guarda que fazia a segurança da escola.

As autoridades receberam uma chamada telefónica a propósito de um tiroteio na escola Vladislav Ribnikar, por volta das 8h40, horário local (7h40 em Lisboa), referiram as autoridades policiais, que isolaram os quarteirões em redor.

Segundo o Ministério do Interior, “as forças policiais permanecem no local para esclarecer todos os factos e circunstâncias que conduziram a esta tragédia”. O pai do atirador foi detido.


Imagens dos meios de comunicação locais mostraram a emoção do lado de fora da escola quando a polícia retirou o suspeito do tiroteio do local.

O ministro da Educação, Branko Ruzic, declarou três dias de luto nacional a partir de sexta-feira.

Os tiroteios em massa na Sérvia, e em toda a região dos Balcãs, são extremamente raros. Nos últimos anos, não foram registados quaisquer casos em escolas. Em 2013, um veterano de guerra dos Balcãs matou 13 pessoas numa aldeia do centro da Sérvia.

A Sérvia tem uma legislação muito rigorosa em matéria de armas e as autoridades concederam várias amnistias aos proprietários que entregassem ou registassem armas ilegais, mas os especialistas têm alertado repetidamente para o perigo de centenas de milhares de armas ilegais deixadas na região na sequência das guerras e dos distúrbios civis da década de 1990, que se seguiram à desintegração da Jugoslávia.

O ensino básico na Sérvia é composto por oito anos de escolaridade.

c/agências
Tópicos
PUB