Pelo menos seis aviões da CIA aterraram em bases alemãs

A Alemanha também foi utilizada pela Agência Central de Informações (CIA) norte-americana para escalas de voos alegadamente secretos, noticia hoje o diário Berliner Zeitung, citando informações sobre pelo menos seis escalas feitas entre 2001 e 2003.

Agência LUSA /

O jornal alemão escreve não dispor de informações sobre se se tratou de voos transportando ilegalmente prisioneiros suspeitos de terrorismo, mas assegura que aviões da companhia Tepper Aviation, utilizada pela CIA, fizeram pelo menos seis escalas na base militar norte-americana de Rhein Main, em Frankfurt (oeste).

O Berliner Zeitung refere concretamente o caso de um aparelho Hércules AC-130, que na manhã de 21 de Janeiro de 2003 descolou daquela base com destino a Baku, capital do Azerbeijão.

Esse voo, registado como civil, foi detectado pela aviação austríaca à sua passagem sobre o território da Áustria e escoltado por dois caças da Força Aérea austríaca até à fronteira.

Segundo o diário, os dois caças fotografaram o Hércules e, mais tarde, as autoridades protestaram oficialmente junto de Washington por não ter registado o voo como militar.

Até agora, era apenas conhecido um caso do género passado na Alemanha - a aterragem na base norte-americana de Ramstein (sul) de um aparelho Learjet da CIA transportando o egípcio Hassan Mustafa Osama Nasser, alegadamente sequestrado pela "secreta" norte-americana em Milão (norte de Itália).

PUB