Última Hora
Jorge Jesus já falou com Cristiano Ronaldo. Capitão da seleção não treina com restante plantel

"Perigo não desaparecerá". UE propõe projetos de defesa "emblemáticos" para combater ameaça russa

"Perigo não desaparecerá". UE propõe projetos de defesa "emblemáticos" para combater ameaça russa

A Comissão Europeia apresentou esta quinta-feira quatro projetos de defesa emblemáticos, incluindo um sistema de combate de drones e um plano para fortalecer a fronteira oriental, como parte de uma iniciativa para preparar o continente para se defender até 2030. A chefe da política externa da UE, Kaja Kallas, diz que "é evidente que precisamos de reforçar as nossas defesas contra a Rússia".

Rachel Mestre Mesquita - RTP / Adicionar como fonte informativa
Yves Herman - Reuters

Numa altura em que cresce o receio de alargamento da guerra na Ucrânia a outro membro da União Europeia (UE) e os apelos do presidente americano, Donald Trump, para que a Europa faça mais pela sua própria segurança, a Comissão Europeia apresentou um novo "Roteiro para a Prontidão de Defesa 2030". 

"O perigo não desaparecerá mesmo quando a guerra na Ucrânia terminar. É evidente que precisamos de reforçar as nossas defesas contra a Rússia", afirmou a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, esta quinta-feira em conferência de imprensa.
Combater os drones e proteger a fronteira oriental

A União Europeia propôs quatro "projetos emblemáticos", entre os quais dois "particularmente urgentes", a Iniciativa Europeia de Defesa com Drones, conhecida como "muralha de drones" e a Vigilância da Fronteira Oriental, com o objetivo de "fortalecer as fronteiras orientais da UE por terra, ar e mar".

"Os drones já estão a redefinir a guerra", defendeu Kaja Kallas. Após as recentes incursões de drones russos no espaço aéreo europeu, a líder europeia considera que "ter defesas contra drones já não é uma opção para ninguém".


Segundo a Comissão Europeia, ambos os projetos urgentes deverão ter capacidade inicial até ao final do próximo ano. O projeto dos drones deve estar totalmente operacional um ano depois, enquanto o "flank watch" deve alcançar esse estatuto no final de 2028. 


Foram também propostos um Escudo Aéreo Europeia, para defender o território europeu de mísseis e ameaças aéreas, e um Escudo Espacial Europeu, para proteger os ativos e serviços espaciais europeus. 

As propostas inéditas da Comissão deverão agora ser aprovadas pelos 27 líderes da União Europeia, que deverão também chegar a um acordo sobre quem irá coordernar os projetos que receberam luz verde em Bruxelas. 

c/ agências
PUB