PGR guineense manda abrir inquérito sobre desaparecimento de droga

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau, Fernando Jorge Ribeiro, disse que o relatório de uma Comissão Interministerial sobre o desaparecimento de 674 quilogramas de cocaína vai ser entregue ao órgão competente para abrir um inquérito.

"O relatório que me foi entregue é um relatório/denúncia e agora vai ser encaminhado para o órgão competente para abrir um inquérito", afirmou Fernando Jorge Ribeiro à Agência Lusa.

Depois de concluído, o inquérito poderá ou não ditar a responsabilização dos factos, acrescentou.

Segundo o Procurador-geral da República guineense, agora vai ser apurada a veracidade dos factos contidos na denúncia.

No sábado, em Conselho de Ministros extraordinário para debate do referido relatório, o Governo da Guiné-Bissau afastou de funções o director da Polícia Judiciária, Orlando Silva.

Segundo comunicado oficial, o Conselho de Ministros decidiu, depois de analisar o relatório, "apresentar uma denúncia ao Procurador-Geral da República, incumbir a ministra da Justiça, em parceria com os ministros da Defesa, Administração Interna e Negócios Estrangeiros de elaborar um programa de combate à droga e demitir de funções o director da Polícia Judiciária".

O Governo guineense entregou sábado ao Procurador-geral da República um relatório para apurar as circunstâncias do desaparecimento de 674 quilogramas de cocaína da Casa Forte do Tesouro Público no passado 24 de Setembro.

No âmbito do relatório, elaborado por uma Comissão Interministerial, foram ouvidos no Ministério da Administração Interna vários elementos do antigo governo guineense, nomeadamente o antigo ministro das Finanças Vítor Mandiga e o ex-ministro da Justiça Namuano Dias.


pub