Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PGR moçambicana aberta para cooperar com Portugal para esclarecimento do rapto de Américo Sebastião

por Lusa

Maputo, 20 fev (Lusa) - A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique está aberta para cooperar com Portugal para o esclarecimento do caso do empresário português Américo Sebastião, raptado em 2016 no centro de Moçambique, disse hoje à Lusa fonte oficial.

"Há abertura sim para a cooperação, mas nunca houve um pedido formal para o efeito. Pelo menos na PGR. No entanto, estamos abertos a cooperar, dentro das leis e dos acordos que temos com Portugal", disse a fonte da PGR moçambicana.

Américo Sebastião foi raptado numa estação de abastecimento de combustíveis e continua desaparecido desde a manhã de 29 de julho de 2016, em Nhamapadza, distrito de Maringué, na província de Sofala, no centro de Moçambique.

No início do ano, a Procuradoria-geral de Moçambique mandou avocar o processo, que tinha sido encerrado, no início de 2018, pela Procuradoria Provincial de Sofala, centro de Moçambique, alegadamente por falta de elementos.

No esforço para encontrar Américo Sebastião, a esposa do empresário, Salomé Sebastião, tem estado em contacto com as autoridades moçambicanas, incluindo a procuradora-geral de Moçambique, Beatriz Buchili.

"Da procuradora-geral obtive o compromisso de uma apreciação ao processo de investigação que correu os seus termos na Procuradoria Provincial de Sofala e que foi encerrado sem qualquer conclusão", disse Salomé Sebastião, durante uma conferência de imprensa na quarta-feira em Maputo.

Além da PGR, o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, e o ministro da Defesa do país, Atanásio Mtumuke, manifestaram o seu apoio à família de Américo Sebastião, prometendo imprimir maior celeridade nas investigações, segundo a esposa.

"Estas individualidades e as instituições que dirigem, não só me acarinharam, como me deram um novo alento que torna mais forte a minha convicção de que brevemente terei o Américo de volta ao nosso convívio", concluiu Salomé Sebastião.

Nunca mais se soube do paradeiro do empresário desde o rapto, perpetrado por homens fardados, que algemaram o empresário e o colocaram dentro de uma das duas viaturas descaracterizadas com que deixaram o posto de abastecimento de combustíveis, segundo testemunhas.

Segundo a família, os raptores usaram os cartões de débito e crédito para levantarem "4.000 euros", não conseguindo mais porque as contas foram bloqueadas logo que foi constatado o desaparecimento de Américo Sebastião.

Salomé Sebastião já entregou três petições à Assembleia da República moçambicana, além de ter enviado uma carta ao Presidente moçambicano, no quadro dos esforços par encontrar o empresário português.

Tópicos
pub