Piloto da TransAsia desligou o motor por engano

"Ai, puxei a alavanca do lado errado"! Estas foram as palavras do piloto da TransAsia registadas na caixa negra do avião que se despenhou, em Taiwan, no passado mês de fevereiro. Palavras que revelam que desligou, por engano, o único motor que funcionava na altura.

Sandra Salvado - RTP /
Foto: Pichi Chuang, Reuters

As conclusões foram apresentadas, esta quinta-feira, e constam do relatório do Conselho para a Aviação Civil de Taiwan, que revela que o piloto Liao Jian-zong, de 41 anos, se enganou e desligou o único motor do ATR72-600 da TransAsia que estava a funcionar, depois de o outro se ter incendiado três minutos após a descolagem.


Piloto tinha chumbado num treino com simulador
O relatório, citado pela Sky News, revela ainda que o piloto tinha chumbado num treino com simulador, em maio de 2014, em parte porque não tinha conhecimento suficiente sobre como lidar com um incêndio na descolagem.

O acidente ocorreu no passsado mês de fevereiro. A bordo seguiam 58 pessoas, entre os quais 31 turistas chineses e cinco tripulantes. Quinze pessoas escaparam com ferimentos. O relatório do Conselho para a Aviação Civil de Taiwan revela que o piloto Liao Jian-zong, de 41 anos, se enganou e desligou o único motor que estava a funcionar.

As últimas palavras registadas no cockpit foram as de um piloto em treino, que também se encontrava na cabina e que gritou: "Impacto, impacto, preparar para o impacto".

Segundos depois, o avião, com 58 pessoas a bordo, despenhava-se num rio, com o piloto a conseguir evitar a colisão com vários edifícios na zona e com a movimentada estrada junto ao rio.

Na altura, o aparelho tinha descolado do aeroporto Songshan, em Taipé, com destino a Kinmen, uma pequena ilha localizada junto à China.

A bordo seguiam 58 pessoas, entre os quais 31 turistas chineses e cinco tripulantes. Quinze pessoas escaparam com ferimentos.
Tópicos
PUB