Pinochet imputável de queixas-crime de mais 29 vítimas da Operação Colombo

O antigo ditador chileno Augusto Pinochet, 90 anos, foi hoje considerado imputável de queixas-crime apresentadas por mais 29 vítimas da Operação Colombo, montada em 1975 para encobrir o desaparecimento de 119 opositores do regime.

Agência LUSA /

A montagem teve lugar na Argentina, para onde foram levados pela então polícia secreta chilena (DINA) os cadáveres de 119 militantes do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR).

A resolução foi aprovada num plenário do Tribunal da Relação de Santiago por 16 votos a favor contra seis, revelou aos jornalistas o presidente do colectivo, Juan Escobar, no fim da audiência em que os juízes ouviram as alegações das partes.

Pinochet, que ocupou o poder entre 1973 e 1990, já está processado e sob prisão domiciliária por nove sequestros qualificados (desaparecimentos), no quadro da Operação Colombo.

Ao ser considerado imputável das queixas de mais 29 vítimas, o magistrado Victor Montiglio poderá avançar com a investigação criminal para decidir se incluirá os crimes no processo.

Montiglio, que elevou ao Tribunal da Relação de Santiago a petição de imputabilidade do general, processou-o a 24 de Novembro em relação a nove vítimas daquela operação e ditou a sua prisão domiciliária. A defesa apresentou recurso, que é apreciado na sexta- feira pelo Supremo.

Na segunda-feira, mais três vítimas da operação foram incorporadas ao processo, mas outros quatro casos acabaram por ser indeferidos. Estes casos tinham sido submetidos à justiça militar e ficaram sob a alçada da Lei da Amnistia decretada pela ditadura em 1978.

Pinochet está ainda processado nomeadamente por evasão fiscal, falsificação de documentos e corrupção, em relação a contas bancárias secretas mantidas no estrangeiro. O arguido teve de pagar uma fiança de 9.300 euros para ficar em liberdade.

Na terça-feira, o velho ditador foi interrogado, na qualidade de testemunha, pelo juiz Cláudio Pavez, que investiga o assassínio (1992) do coronel do exército Gerardo Huber em relação ao contrabando de armas para o exército croata em plena vigência da guerra civil balcânica, operação interdita devido ao embargo imposto pela ONU.

Pinochet deverá finalmente ser imputado no caso conhecido como Villa Grimaldi, por sequestro, tortura e homicídio premeditado.

PUB