Pinochet submetido a exames médicos quinta-feira para saber se é julgado
O ex-ditador Augusto Pinochet será submetido quinta-feira a exames médicos e psiquiátricos para determinar se está em condições de ser julgado por crimes cometidos durante a Operação Condor, indicaram hoje fontes judiciais.
A decisão será tomada pelo juiz Juan Guzmán Tapia, que interrogou sábado o general Pinochet, para apurar as suas responsabilidades no Plano Condor, uma operação secreta das ditaduras militares sul-americanas levada a cabo na década de 70 para eliminar os opositores.
"O juiz marcou os exames para quinta-feira", indicou um dos advogados da acusação, Eduardo Contreras, precisando que vai recorrer da decisão do magistrado.
O advogado explicou que antes de pedir exames médicos, o juiz deveria decidir se abre ou não um processo contra o ex-ditador de 88 anos que governou o Chile entre 1973 e 1990.
O objectivo dos exames médicos é determinar se o general Pinochet está em condições físicas e mentais para ser submetido a um julgamento no qual é acusado de assassínios e desaparecimentos durante a Operação Condor.
Organizada pelos serviços secretos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, a Operação Condor fez centenas de mortos e desaparecidos.