Piqueniques proibidos em Roma após deteção de peste suína africana em javalis

por RTP
Michaela Rehle - Reuters

Os piqueniques foram proibidos e os contentores do lixo vedados no norte de Roma num esforço das autoridades de saúde para conterem as incursões de javalis. As medidas foram tomadas depois de ter sido detetada a peste suína africana num javali morto.

A peste suína africana foi detetada num javali morto encontrado na reserva natural de Insugherata, em Roma, na quinta-feira.

Foi a primeira vez que um caso foi relatado no centro de Itália depois de a doença ter sido inicialmente encontrada em javalis na região norte do Piemonte, em janeiro, levando o governo a nomear um comissário especial para impor medidas visando erradicar a doença.


Desta forma, as autoridades de saúde decretaram a proibição dos piqueniques em Roma e a vedação dos contentores do lixo. Alimentar ou aproximar-se dos animais também foi proibido e as pessoas que frequentem terrenos agrícolas ou reservas naturais nas áreas afetadas foram aconselhadas a desinfetar os seus sapatos.

As “zonas vermelhas” afetadas em Roma por estas medidas estão localizadas no norte e noroeste da capital italiana, incluindo uma área próxima da Cidade do Vaticano.

A peste suína, apesar de ser inofensiva para os seres humanos, é fatal para os javalis e porcos, levando a perdas financeiras para os agricultores. A doença viral teve origem em África e espalhou-se depois para a Europa e Ásia, provocando a morte de milhões de porcos em todo o mundo. Depois de a doença ter sido detetada no início do ano na região de Piemonte, a China suspendeu as importações de carne suína da Itália.

Estima-se que cerca de 23 mil javalis habitem em Roma e nos arredores da cidade.
Os animais costumam ser vistos em parques, nomeadamente na reserva natural de Insugherata, ou nas estradas e contentores do lixo enquanto procuram comida, principalmente em bairros da zona norte da cidade.

Residentes de vários bairros já tinham imposto, a semana passada, um toque de recolher noturno após terem sido relatados vários ataques de javalis. Uma mulher sofreu ferimentos leves depois de ter sido atirada ao chão por um destes animais.

O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, disse que a situação receberá “atenção máxima”. Andrea Costa, subsecretária do Ministério da Saúde, adiantou que o governo também está a discutir um “plano de abate” para reduzir a população de javalis.


“Respeito as sensibilidades dos ativistas dos direitos dos animais e ambientalistas, mas estamos a enfrentar uma emergência e esta deve ser tratada com medidas de emergência”, disse Andrea Costa.
Tópicos
pub