Piratas informáticos do Estado Islâmico atacam TV5Monde

A rede francesa de canais de televisão TV5Monde sofreu um ataque informático reivindicado pelo Estado Islâmico. Foram alvo de pirataria, em simultâneo, 11 canais, a página online da estação e as contas nas redes sociais. O primeiro-ministro francês diz tratar-se de um "inaceitável insulto" à liberdade.

João Ferreira Pelarigo, RTP /
Página do Facebook da cadeia francesa TV5Monde com imagem do Cibercalifado após ataque pirata Christian Hartmann, Reuters

Um grupo jihadista, ligado ao Estado Islâmico, reclamou a autoria do ataque que controlou os canais da TV5Monde. Os autores deixaram mensagens dirigidas ao exército francês.

Na noite da passada quarta-feira, os piratas informáticos cortaram a transmissão de 11 canais, por algumas horas, e controlaram as redes online. O site do canal francófono está atualmente sob manutenção.
Depois dos ataques terroristas em janeiro ao Charlie Hebdo, as autoridades dizem ter havido cerca de 19 mil ataques informáticos pelo EI a sites franceses.
Já esta quinta-feira, o diretor da cadeia de televisão, Yves Bigot, disse que o ataque continuava ainda durante esta manhã. Adiantou ainda à rádio francesa RTL que a rede foi restaurada, mas permite apenas a transmissão de programas gravados.
"Inaceitável insulto"
Os extremistas islâmicos deixaram uma mensagem, em tom de ameaça, na página da Internet do grupo de televisão francês. A publicação, do grupo intitulado Cibercalifado, dizia: "Soldados da França mantenham-se longe do Estado Islâmico".

O diretor da TV5Monde afirmou ter ficado preocupado quando se deparou com uma imagem negra no ecrã.

"Quando descobrimos a essência da mensagem que aparecia nas nossas redes sociais e no site, isso permitiu-nos perceber o que estava a acontecer e, claro, preocupou-nos", disse Bigot, citado pela agência France Presse.

O primeiro-ministro francês, na sua conta do Twitter, classificou o ataque como "um inaceitável insulto à liberdade de informação e de expressão" e expressou o seu apoio à equipa da TV5Monde.

Numa publicação do Facebook, uma vez restaurado o controlo da rede, o diretor da cadeia de televisão francesa disse que "o ciberataque fortíssimo" começou às 22h00 de quarta-feira.

Expressou ainda a intenção de recuperar o total controlo dos meios de comunicação da TV5Monde na manhã desta quinta-feira.
PUB