Piratas somalis receberam entre 25 a 30 milhões de dólares em resgates em 2008 - Nações Unidas
Nova Iorque, 20 Nov (Lusa) - Os piratas que pilham as águas da Somália arrecadaram entre 25 a 30 milhões de dólares em resgates no decorrer de 2008, à medida que a insegurança aumenta no país, afirmou hoje o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.
No seu relatório trimestral ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon acrescentou que a pirataria e os assaltos à mão armada contra os navios que percorrem a costa da Somália afectaram severamente o comércio na região, contribuindo para uma crise humanitária, enfraquecendo o Governo de transição do país.
Entre Janeiro e Outubro, 65 navios mercantes, com cerca de 200 tripulantes cada, foram sequestrados na costa da Somália, "estimando-se que, desde o inicio de 2008, entre 25 a 30 milhões de dólares de resgates foram pagos aos piratas", afirmou o secretário-geral da ONU.
Este valor não inclui o valor de um potencial resgate que poderá ser pago aos piratas, que têm na sua posse um petroleiro da Arábia Saudita com cerca de 100 milhões de dólares em crude e um navio ucraniano que transportava armamento.
NM.
Lusa/Fim