PM angolano inicia na Cidade do Cabo visita de quatro dias

O primeiro-ministro de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó" inicia terça-feira na Cidade do Cabo uma visita oficial de quatro dias à África do Sul, anunciou hoje o governo sul-fricano.

Agência LUSA /

O comunicado governamental, enviado à Agência Lusa, refere que o vice-presidente sul-africano Jacob Zuma será o anfitrião do governante angolano durante a visita, cuja agenda inclui encontros com o presidente Thabo Mbeki, a presidente do parlamento, Baleka Mbete, o presidente do Conselho Nacional das Províncias (a câmara baixa do Parlamento), Mninwa Johannes Mahlangu, e "capitães da indústria" sul- africana.

O primeiro-ministro angolano far-se-á acompanhar por uma importante delegação, que inclui os ministros da Defesa, Transportes, Água e Energia, Assistência Social e Reintegração Social, bem como os vice-ministros das Relações Exteriores, Geologia e Minas e Petróleo.

Entre os pontos altos da agenda de encontros bilaterais, o comunicado destaca "a expansão e consolidação das relações bilaterais políticas e económicas entre os dois países, os programas de reconstrução de Angola, questões relacionadas com o comércio e investimento, eleições regionais, esforços regionais de manutenção da paz e prevenção, gestão e resolução de conflitos em África".

O governo sul-africano anunciou que durante a visita oficial de Fernando dos Santos "Nandó" serão assinados acordos bilaterais nas áreas da promoção e protecção de investimentos, petróleos, electricidade, defesa e cooperação e reintegração social.

O comunicado do executivo salienta que várias empresas estatais e privadas enviaram recentemente missões a Angola com o objectivo de analisar a possibilidade de investimentos naquele país, embora o comércio bilateral reflicta números pouco animadores.

Em 2003 a África do Sul importou de Angola bens avaliados em 28,8 milhões de randes (3,80 milhões de euros), tendo exportado 3,4 mil milhões de randes (446 mil milhões de euros), tendo esses números caído significativamente no ano passado.

Em 2004, segundo os números de Pretória, a África do Sul importou 534 mil randes (70 mil euros) de mercadorias de Angola, tendo exportado 218,8 milhões de randes (28,8 milhões de euros).

PUB