PM palestiniano diz que Hamas deve abdicar e entregar armas

O primeiro-ministro palestiniano, Mohammad Mustafa, defendeu na Assembleia Geral das Nações Unidas que o movimento islamita Hamas "deve abdicar do controlo" da Faixa de Gaza e entregar as suas armas.

Oriana Barcelos /

EPA

"Afirmamos que o Estado Palestiniano está pronto para assumir a total responsabilidade pela governação e segurança em Gaza, com o apoio árabe e internacional", afirmou o primeiro-ministro palestiniano, numa intervenção no primeiro dia da Conferência Internacional para a Solução de Dois Estados no Médio Oriente, organizada pela França e pela Arábia Saudita na ONU.

"O Hamas deve abdicar do seu controlo sobre a Faixa de Gaza e entregar as suas armas à Autoridade Palestiniana", declarou Mustafa, fazendo eco dos compromissos assumidos em junho pelo Presidente Mahmoud Abbas de governar o território.

A conferência internacional dedicada à solução de dois Estados (Palestina e Israel), organizada pela França e pela Arábia Saudita, teve hoje início na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Israel e o seu aliado mais próximo, os Estados Unidos, recusaram participar na reunião que conta com a presença de representantes de 125 países, incluindo 50 ministros, mas que Washington qualifica como um "golpe publicitário" imprudente.

Portugal está representado na reunião de alto nível pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
PUB