Polícia abateu homem que matou polícia perto de Paris

por RTP
As autoridades ainda tentaram entrar em negociação com o suspeito mas sem sucesso, tendo lançado um assalto à habitação (Arquivo). Robert Pratta - Reuters

A operação policial em Magnanville, perto de Paris, terminou com três mortos, um dos quais é o atacante. O incidente começou quando um homem matou um comandante da polícia que regressava a casa. O corpo de uma mulher foi depois encontrado na habitação e o atacante abatido pela polícia de elite francesa. Uma criança foi retirada da habitação ilesa mas em estado de choque. A Procuradoria de Paris anunciou já a abertura de um inquérito, a cargo da secção de combate ao terrorismo.

Os incidentes em Magnanville, a cerca de 50 quilómetros de Paris, começaram por volta das 20h30 locais (19h30 em Lisboa). Um agente da polícia foi atacado no momento em que entrava em casa ao início da noite, às 20h30.

O atacante barricou-se na casa da vítima. Só depois da meia-noite é que a polícia fez o assalto final, abatendo o atacante. Uma mulher foi encontrada já morta. Uma criança foi retirada do local sem ferimentos mas em estado de choque.

O Le Figaro avança que o homem assassinado é um comandante de polícia de 42 anos e que vestia à civil na altura do ataque. A mulher encontrada era a sua esposa e trabalhava no Ministério do Interior.

O agressor será um vizinho do polícia, avança o Le Parisien. Durante as operações, várias habitações foram evacuadas. As autoridades ainda tentaram entrar em negociação com o suspeito mas sem sucesso, tendo lançado o assalto à habitação.

A Procuradoria de Paris anunciou já a abertura de um inquérito, a cargo da secção de combate ao terrorismo. O Presidente François Hollande convocou uma reunião de crise para esta terça-feira.

Fonte policial avançou à France Presse que o atacante reivindicou ser do autoproclamado Estado Islâmico durante as negociações com as autoridades. Testemunhas no local afirmam ainda que o homem terá gritado “Allah Akbar” enquanto atacava o agente policial.
Tópicos
pub