Polícia brasileira apreende míssil norte-americano em favela do Rio de Janeiro
A polícia do Rio de Janeiro apreendeu um míssil norte-americano de 50 centímetros de comprimento numa favela na zona oeste da cidade, informaram fontes policiais.
A operação foi realizada depois da polícia ter sido informada de que os traficantes pretendiam disparar o míssil contra um carro blindado da polícia, numa represália contra a morte de três traficantes da favela na última quarta-feira.
Os polícias apreenderam também bombas de fabrico artesanal e drogas na casa da favela "Cidade de Deus", onde o míssil estava escondido.
Três pessoas foram detidas, mas apenas um suspeito continua preso.
Quando os polícias chegaram ao local, houve uma rápida troca de tiros com os traficantes, mas ninguém ficou ferido.
O míssil foi enviado à Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos para análise.
Esta não é a primeira vez que traficantes brasileiros são descobertos quando tentam reforçar os seus arsenais com mísseis.
Em 2002, a polícia investigou a alegada compra de mísseis pelo conhecido traficante Fernandinho Beira-Mar, actualmente preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, mas nada encontrou.
Em 2004, os polícias cariocas apreenderam um lança-mísseis de fabrico suíço, usado pelo exército brasileiro, num terreno baldio da zona norte do Rio de Janeiro.
Dois anos depois, outro lança-mísseis foi aprendido na cidade de Niterói, a apenas 14 quilómetros do Rio de Janeiro, juntamente com outros artefactos semelhantes a mísseis e explosivos.